sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Placas e mais placas


Uma das inúmeras placas de proibição do Conjunto Gropius. "Não pise na grama. Cães são proibidos". Coitadinho do Ajax...


"No conjunto Gropius aprendia-se, por assim dizer, automaticamente, a desobedecer às proibições. Aliás, tudo ou quase tudo era proibido, principalmente brincar com aquilo que era divertido. O conjunto era pontilhado de placas. Os pretensos parques que separavam os prédios eram verdadeiras florestas de placas e quase todas essas placas proibiam qualquer coisa às crianças."

"Era proibido brincar, correr, andar de bicicleta ou de patins. Em qualquer lugar onde houvesse um pouco de grama havia também placas: É PROIBIDO PISAR NA GRAMA."

Com tantas proibições, aos poucos, em nome da diversão, Christiane F. e as outras crianças adquiriram gosto por burlar as regras.

"Cada locatário tinha um boxe fechado por uma grade que não chegava até o teto (...) Era uma delícia o pavor de se encontrar escondido no escuro no meio de todas aquelas coisas ali guardadas. Além disso, tínhamos medo de ser surpreendidos por algum locatário. Sabíamos muito bem que essa brincadeira era, pelo menos, duplamente proibida. Aí a gente se divertia remexendo nos boxes à procura de coisas engraçadas: brinquedos, roupas velhas para nos fantasiarmos (...) Quando encontrávamos algo muito interessante, não devolvíamos."

"Assim, no conjunto Gropius aprendia-se, automaticamente, que tudo o que era permitido era incrivelmente chato e tudo o que era proibido, divertido."
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...