terça-feira, 14 de agosto de 2012

Conjunto Gropius


A jornada de Christiane F. começa ainda em sua infância, aos seis anos de idade, quando ela se muda com sua família para o conjunto Gropius, o Gropiusstadt, localizado em Neukölln, Berlim.

"O conjunto Gropius abriga, em suas torres, quarenta e cinco mil pessoas. Entre os prédios, gramados e centros comerciais. De longe, tudo isso tem um ar de novo, tudo parece muito bem-cuidado, mas, quando se está dentro, entre os prédios, fede a xixi e a cocô. É por causa de todos os cachorros e crianças que vivem nesse conjunto. E no vão da escada, fede ainda mais."


O que é Gropius e por que o conjunto residencial se chama Gropiusstadt?


Gropiusstadt significa, literalmente traduzindo, "cidade Gropius" (stadt = cidade). Mas o que é Gropius?


Walter Gropius (Berlim, 18 de maio de 1883 — Boston, 5 de julho de 1969) foi um arquiteto alemão. É considerado um dos principais nomes da arquitetura do século XX, tendo sido fundador da Bauhaus, escola que foi um marco no design, arquitetura e arte moderna e diretor do curso de arquitetura da Universidade de Harvard. Gropius iniciou sua carreira na Alemanha, seu país natal, mas com a ascensão do nazismo na década de 1930, emigrou para os Estados Unidos e lá desenvolveu a maior parte de sua obra.

Fonte: Wikipedia


Walter Gropius foi o arquiteto responsável pelo projeto do conjunto Gropius. Ao lado, Walter Gropius fotografado por Louis Held. Na época, o conjunto era localizado próximo ao Muro de Berlim (hoje o muro não existe mais), em sua face ocidental (capitalista). Inicialmente, o projeto se chamava Britz-Buckow-Rudow, mas depois foi renomeado em homenagem ao arquiteto.


Dados do conjunto Gropius:

Área: 2.66 km²
Altura: 52 m
População: 35,844 (em junho de 2008)
Fundado em: 1960 (Christiane e sua família foram morar lá em 1968)
Site oficial: www.gropiusstadt.info (em alemão)
Site informativo sobre o Gropius: www.qm-gropiusstadt.de (em alemão)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...